domingo, 16 de dezembro de 2018

Títulos mundiais de rápidas e blitz estarão em jogo na Rússia












Magnus Carlsen e Viswanathan Anand, os vencedores do campeonato mundial de rápidas (Anand) e de blitz (Carlsen), defenderão os seus títulos este ano de 26 a 30 de dezembro. Apesar do patrocinador principal não ter mudado, o local dos eventos foi deslocado da Arábia Saudita para St. Petersburg, Rússia.
O ano passado, a prova realizada em Riade foi muito controversa onde o total de prémios bateu um recorde de 2 milhões de dólares mas, os jogadores de Israel, Irão e do Qatar (este apenas na vertente de rápidas) não puderam participar devido a problemas com a emissão dos respetivos vistos. Por essa razão, e apesar de ter sido assinado um contrato de três anos, a organização viu-lhe retirada essa capacidade dado que não conseguiu assegurar o acesso a todos os jogadores interessados. Contudo, e porque o dinheiro dos sauditas é demasiado para ser desperdiçado, a deslocação já mencionada não afetará o nome da competição que continuará a chamar-se "King Salman World Rapid and Blitz Championship".
A cerimónia de abertura terá lugar na noite do dia de Natal. Após o dia 25, decorrerão as partidas de rápidas (3 dias) e de blitz (2 dias), com a organização então a cargo da Federação Russa de Xadrez.
As partidas rápidas serão disputadas em 15 rondas num formato de 25 minutos mais 10 segundos de incremento por lance, enquanto que as de blitz em 21 rondas no formato habitual de 3 minutos mais 2 segundos de incremento.
Para além dos detentores dos títulos, a FIDE já anunciou a presença de vários outros  jogadores mundialmente conhecidos como Mamedyarov (Azerbaijão), Giri (Holanda), Aronian (Arménia), Grishuk, Karjakin, Nepomniachtchi e Svidler (todos da Rússia). Mais participantes são esperados até á data limite de inscrição (22 dezembro) como, por exemplo, Nakamura.

Sem comentários: