sábado, 22 de fevereiro de 2014

Resultado da 3ª Eliminatória da Taça de Portugal

O NXST foi eliminado esta tarde da Taça de Portugal, pela equipa "B" do Clube de Xadrez de Braga.
Na segunda participação da nossa equipa nesta prova, o objetivo de passar à eliminatória seguinte não foi alcançado, no entanto ficou a sensação de que poderia ter sido ultrapassado este obstáculo.
Desejamos a continuação de uma boa prova para os nossos adversários desta tarde.

José Pedro Cachorreiro (0-1) Carlos Novais
Carlos Ribeiro (0-1) João Fonseca
Fernando Azevedo (1-0) Bruno Candeias
José Pacheco (0-1) Paulo Rodrigues

Resultado final:
NXST - 1
C.X.Braga "B" - 3

(Rui Ferreira)

AS PARTIDAS
Neste tipo de confronto, o primeiro tabuleiro ganha particular importância  uma vez que uma vitória individual ali pode, desde logo, ditar muito da vitória coletiva já que passa a ser necessário apenas mais um ponto nos restantes três tabuleiros.
Nessa partida, Pedro Cachorreiro perdeu prematuramente frente a um jogador mais categorizado. Com uma saída mal calculada, acabou por perder um peão em poucos lances. Mais tarde, noutro erro de cálculo, perderia mais um cavalo e entregou o jogo que não durou mais de que 50 minutos.
Na mesa 2, Carlos Ribeiro entrou numa segunda parte do jogo numa posição incómoda e muito pressionado por dois bispos que, em diagonais livres, ameaçavam o seu rei apoiados por uma dama e uma torre muito bem colocadas. Ainda tentou defender a posição sacrificando um peão para poder defender de cavalo, mas a pressão era realmente muita e não teve outro remédio que desistir. Este foi o terceiro jogo a terminar já que, no quarto tabuleiro, António Pacheco entrou também ele num final de jogo deficitário em uma torre. No entanto, o adversário distraiu-se e sacrificou um bispo quando julgava que, em contrapartida, poderia dar mate. Enganou-se, já que a posição estava defendida e acabou por oferece-lo. Contudo, ainda com vantagem na mesa e com mais dois peões, tratou de trocar as peças maiores e teria forçado o jogador do NXST a sacrificar a última para impedir a promoção de um peão.

No terceiro tabuleiro jogava Fernando Azevedo. A partida esteve largos momentos empatada já que ambos os jogadores optaram por posicionar as suas peças de forma semelhante e sem troca-las. Mais tarde, Fernando ganhou um peão e começou a atacar de forma mais decisiva. Conseguiu isolar o rei negro num canto apenas coberto por um peão e pressionou-o. As negras ainda se defenderam galhardamente com torre a dama mas nada poderiam fazer frente a duas torres e uma dama branca que se conjugavam bem no ataque. Para além disso, o peão na coluna h ainda poderia intervir para ajudar na contenda. Não foi preciso. As negras resignaram ao fim de quase três horas mas este foi onde se registaram menos lances das quatro que hoje tiveram lugar.
O C.X. de Braga "B" foi um justo vencedor e desejamos-lhe felicidades para o resto da prova.

(Rui Miranda)

Sem comentários: