sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Kramnik : Mestre entre mestres

O Masters de Bilbao terminou hoje mais uma vez com um registo de empate em ambos os tabuleiros só que, desta feita, teve sabor a vitória para Kramnik que assim assegurou a primeira posição final no torneio. Assim, Vladimir Kramnik emerge como o grande vencedor da 3ª final de um Grand Slam da modalidade que se disputou em Bilbao entre os dias 9 e 15 de Outubro.
Junta-se agora a Veselin Topalov e Levon Aronian, vencedores deste torneio em 2008 e 2009 respectivamente.
O russo jogou de pretas contra Shírov e o jogo seguiu o mesmo curso daquele que ambos jogaram na preliminar de Shangai (onde os dois se apuraram para estarem presentes em Espanha). Uma rápida variação f3 da defesa Nizmo-indiana.
Divergiu no entanto desse jogo já que na abertura preferiu uma variação mais ortodoxa e o jogo desenrolou-se à volta da fraqueza do peão preto em c5 que Kramnik viria a sacrificar em troca de alguma abertura de jogo do lado da sua dama. Esta troca resultou na recuperação do peão perdido após uma sequência táctica conduzindo, posteriormente, a um final de jogo com material limitado. Desta forma o empate tornou-se inevitável, especialmente para as pretas como mais tarde o Kramnik admitiu.
No outro jogo, Viswanathan Anand jogava de brancas contra Magnus Carlsen com um olho no primeiro lugar da classificação mundial em termos de Elo, já que a prestação do norueguês na competição substraiu-lhe alguns pontos.
O campeão do mundo necessitava de vencer Carlsen e esperar que Kramnik perdesse ou empatasse o jogo frente a Shírov para fechar o torneio em primeiro. O seu oponente repetiu a variação jogada dois dias antes frente ao naturalizado espanhol mas Anand tinha preparado um rápido avanço em f5 que impediu a continuação do desenvolvimento do jogo que tão bons frutos deu contra Shírov. O jogo entrou depois num estilo típico da Ruy Lopez onde as brancas tinham vantagem espacial e as pretas espreitavam um contra-ataque antes de que essa desvantagem pudesse tornar-se definitiva, tendo conseguido desenvolver o seu jogo pelo lado do rei enquanto Anand desenvolvia o seu pelo lado oposto.
Por entre ataques e contra-ataques, Carlsen encontrou uma forma de forçar um cheque perpétuo. O jogo terminou num empate e Kramnik afastou-se como Mestre entre os mestres...
_
RESULTADOS GLOBAIS








CLASSIFICAÇÃO FINAL





___________________A FOTO DE ENCERRAMENTO

Sem comentários: