sexta-feira, 9 de julho de 2010

Anand e Darpan juntos

O que há de comum entre Anand e Darpan ? Ambos têm nacionalidade indiana é certo mas, o mais relevante é que ambos foram campeões nacionais aos 16 anos de idade.
Anand em 1986, o mais jovem indiano a conquistar aquele título e, em 2010, Darpan Inani, tornou-se campeão nacional de Blind Chess que, como o próprio nome indica, é jogado sem ter contacto visual com o tabuleiro. No caso de Darpan que é cego desde os quatro anos de idade, pode-se dizer que tendo perdido a visão para a vida, não a perdeu para o xadrez.
Pois, por acção do conhecido jornal Mid Day, estes campeões encontraram-se agora para deleite de Darpan que afirmou ter passado com o seu conterrâneo momentos inolvidáveis.
Anand não tem muitos momentos livres mas, quando soube da vontade de Darpan em se reunir com ele, procurou obter disponibilidade na sua preenchida agenda para se encontrar com a futura estrela indiana. Darpan, por sua vez, compareceu no lobby do hotel meia hora antes do previsto com um nervoso miudinho por estar prestes a conhecer o seu ídolo de sempre.
Usando um computador, ainda houve tempo para Darpan mostrar ao campeão mundial alguns dos seus jogos que o segundo rapidamente analisou e sugeriu jogadas preferenciais.

Sem comentários: