sexta-feira, 20 de junho de 2014

1º Torneio de Xadrez "Trocapeças" - 22 de junho

No próximo domingo dia 22 de junho, realiza-se o I Torneio de Xadrez "Trocapeças", do Grupo de Xadrez 113.
Ao comemorar o seu primeiro aniversário, este clube organiza um torneio que é jogado num sistema peculiar: Xadrez Variante trocapeças ”bughouse”.
O "trocapeças" é uma popular variante do xadrez jogado por equipas de dois
elementos que enfrentam adversários em tabuleiros separados. As leis do xadrez são normalmente utilizadas exceto que a peça capturada num tabuleiro é passada de um tabuleiro para o outro, onde o jogador tem a opção de colocar a peça no seu tabuleiro ao invés de realizar um movimento. De realçar que se aplicam as regras das partidas rápidas exceto nos seguintes pontos:
As peças capturadas no nosso jogo passam a estar disponíveis para o
parceiro as poder introduzir no seu jogo, mal estas estejam disponíveis e seja a sua vez de jogar;
As peças podem ser colocadas em qualquer casa do tabuleiro (é permitido entrar em xeque-mate), à exceção do peão, que não poderá ser colocado nem na primeira nem na oitava linha;
Os jogadores da mesma equipa podem comunicar entre si, podendo inclusive sugerir lances ao parceiros, ainda que não possam tocar ou mover nenhuma peça do jogo do seu parceiro;
As peças capturadas pelo parceiro e disponíveis para introdução no nosso tabuleiro nunca podem estar escondidas, têm de estar sempre visíveis para o adversário.

Organização e local
O torneio realiza-se na sede do Grupo de Xadrez 113, Praceta da Concórdia, 113, 4465-092 São Mamede de Infesta, em Matosinhos, no dia 22 de junho de 2014 com início as 15h.
É organizado pelo Grupo de Xadrez 113, com o apoio de Espaço 113.
Participantes Poderão participar todos os interessados quer estejam ou não filiados na Federação Portuguesa de Xadrez.
Inscrições

Podem-se inscrever equipas de dois jogadores ou em modo individual. A organização fará equipas aleatórias por todos os jogadores que ainda não tenham par.
As inscrições tem o preço de 1 euro por jogador que deverá ser pago antes do início do torneio sem o qual a respetiva inscrição não será considerada válida.
Cada equipa deverá trazer um relógio de xadrez em perfeito estado de funcionamento.
A organização tentará disponibilizar relógios para as equipas que não o tenham, mas estará limitado ao material existente não oferecendo garantias que tal aconteça.
Devem ser enviadas para
geral@gx113.org ou através do sítio web www.gx113.org
até às 20h do dia 20 de junho de 2014. Mais informações podem ser obtidas através do número 916 369 299 (Simão Pintor).
Sistema, ritmo de jogo e critérios de desempate
Cada jogador dispõe de 5 minutos para terminar a sua partida. O número de sessões e o
sistema utilizado será decidido conforme o número de inscritos. Será dada preferência ao sistema de todos contra todos se o número de inscritos permitir.
Caso contrário será utilizado o sistema suiço. O número de jornadas será decidido de modo a que o torneio não dure mais de 3 horas.
Prémios Haverá uma taça para o primeiro classificado.
Ofereceremos uma fatia de bolo e uma bebida para que todos os participantes celebrem connosco o nosso aniversário.
Direção de prova e Arbitragem
Todas as questões omissas neste regulamento serão resolvidas pela Direção e Arbitragem da prova, a nomear pela organização, tendo em conta os regulamentos e as regras da FIDE e da FPX, não havendo recurso das suas decisões.

Sem comentários: