domingo, 5 de janeiro de 2014

Jantar de Reis

Adiado que foi o Jantar de Natal por motivos pessoais diversos, decidiram os sócios e amigos do NXST realizar pela primeira vez um "Jantar de Reis".
Este jantar decorreu no dia 3 de janeiro, no Restaurante Mindus em Santo Tirso, e contou com a presença de diversos amigos do nosso clube.
Como habitualmente, o Presidente, prof. Ricardo Amaral, elaborou o tradicional discurso que publicamos em seguida, com a devida autorização:

Jantar de 2014-01-03
Um grupo de duas dezenas de pessoas, deslocam-se a um restaurante, a uma sexta à noite, para um jantar.
O que é que as move, ou qual o fator individual dominante, nessa assunção?
Que resposta daria a esta pergunta, cada um de nós? Quantas respostas traduziriam motivações diferentes? Poder-se-ia concluir, ou esperar, pelo menos uma razão comum, a todas as respostas?
O imperativo de associação é comum a todos os seres vivos. A associação resulta da necessidade de melhor responder a uma situação concreta. Ela é-nos tão intrínseca, que por vezes aflora, como um ato instintivo, como um tropismo, uma tendência natural. Associamo-nos para diversão, na realização de determinada tarefa, no trabalho ou lazer, em família, em nação.
Qual o sentido, a razão para esta associação NXST ? Associamo-nos para jogar xadrez ou porque jogando xadrez diversificamos e sedimentamos amizades, desenvolvemos atitudes, melhoramos desempenhos, potenciamos a nossa intervenção cívica?
O NXST meio, sistema de espírito determinado pelas vontades mais persistentes e conscientes dos seus sócios, processo de valorização de uma ou mais qualidades.
O NXST como um laboratório de tempos livres, basicamente entretenimento, de ensaio, experiência, repetição, diversão.
Ideias, atitudes, que ganham corpo, visibilidade, numa partida de xadrez , como tomada de consciência das nossas vivências e com projeção em ações futuras no nosso dia-a-dia.
O tabuleiro de xadrez, como ferramenta relevante no desenvolvimento individual e coletivo, como um espelho, ou caleidoscópio, que recebendo raios luminosos os multiplica e projeta com beleza renovada. Como uma gota de água que apesar da sua simplicidade é capaz de nos mostrar a natureza da luz que a atravessa.
Penso que é este ideal de superioridade, ou de nos superarmos, o desejo e a necessidade de um aperfeiçoamento continuo e ilimitado, aquilo que nos faz amar e ser amados, a característica mais determinante da espécie humana e a sua razão fundamental de existência.
Deste modo concluo, agradecendo, em nome do NXST, a vossa presença, desejando-vos um Bom Ano, com muitos lances acertados na vida, com ou sem a ajuda do Tabuleiro de Xadrez.
E pessoalmente pelo privilégio que me deram, de poder contribuir com estas palavras, como princípio e motivação, para uma reflexão, que suportada por este jantar, seja agradável e produtiva.

  


    

 



Sem comentários: