segunda-feira, 8 de agosto de 2011

GM aos 14 anos de idade

Daniil Dubov, que já teve como treinador Sergey Dolmato e que agora está sob a alçada de Sergey Shipov, entrou recentemente para a lista dos mais novos prodígios na obtenção do título de GM.
Dotado de um impressionante "curriculum" de vitórias (frequentemente, sobre adversários bem mais categorizados), o russo de 14 anos figura em 19º lugar no ranking mundial de jogadores de tenra idade a conseguir a norma.
Começando a sua escalada em 2006 com o terceiro lugar no campeonato nacional de Sub-10 e segundo no europeu da mesma categoria, Dubov mostrou todo o seu talento no Open de Moscovo Sub-16, classificando-se no último lugar do pódio. Em 2007, os seus resultados foram ainda mais impressionantes : segunda posição no Open de Moscovo Sub-16 e, posteriormente, quarto classificado no campeonato nacional Sub-18 (embora tendo, então, apenas 10 anos de idade). Outros resultados brilhantes se seguiram :  segundo lugar no europeu de Sub-12 e a mesma posição no campeonato nacional de Sub-16 em 2009 (então com 12 anos).

Os três primeiros lugares de GM's mais novos estão assim definidos :
# Nome ________ País__Idade_GM em
1 Sergey Karjakin UKR____12___2002 
2 Parimarjan Negi IND____13___2006 
3 Magnus Carlsen NOR____13___2004

GRÁFICO EVOLUTIVO

Clique no gráfico para uma melhor visualização


2 comentários:

Francisco Assunção disse...

É um pouco estranho que este rapaz tenha conseguido o seu primeiro elo aos 10 anos e logo com 2240. Mais um bocadinho era FM só realizando os blocos para elo FIDE...

Unknown disse...

Um cérebro "desenhado" para xadrez. Impressionante o gráfico da evolução do miúdo.