quinta-feira, 21 de abril de 2011

Quatro milhões e meio de jogos na ponta dos dedos


Tem um iPhone ? Ou um iPod, ou um iPad 2 com 64 GB com Wi-Fi e 3G como muitos dos grandes mestres têm ?
Então tem acesso a 4,5 milhões de jogos guardados numa base de dados ao seu dispôr por apenas 3,99 Euros através do Chessbase online para a Apple.

A rapidez no acesso é verdadeiramente surpreendente (mais rápido do que se acedesse ao seu próprio hard disk) complementado pela estatística, lances alternativos etc. A razão para esta rapidez é o facto de os jogos se encontrarem indexados e não ser necessário "percorrer" toda a base de dados para encontrar determinado jogo.

Claro que o hardware ideal para aceder a esta base de dados é o iPad já que facilita a visualização num formato mais alargado, permitindo uma entrada mais fácil de lances bem como visualização de partidas, listas e estatísticas.

Por exemplo : para a abertura, a estatística revela 2,9 milhões de jogos com opção para o lance 1.e4, com uma percentagem de 53% de sucesso para as brancas e 1,7 milhões de jogos com preferência para o lance 1.d4 com 54% de sucesso para a cor que inicia a partida.

Para ter acesso a este manancial de informação xadrezista, basta que aceda a App Store e procure "ChessBase". O download demora apenas alguns minutos.

Sem comentários: