domingo, 3 de abril de 2011

Campeonato Europeu Individual : Vladimir Potkin é o novo campeão

Quando tudo indicava que Vladimir Potkin (2653) (foto à esquerda) estava a "perder gás", eis que o jogador russo renasce para a competição e vence na penúltima ronda Jobava Baadur (2707) e, na última, empata frente a Judit Polgar (2686) para terminar na primeira posição beneficiando de alguns empates que se registaram nos tabuleiros inferiores. Os quatro primeiros lugares foram, ainda assim, atribuídos por factores de desempate já que todos terminaram com 8½ pontos.
O espanhol Francisco Vallejo que seguia na frente à entrada para estes dois últimos jogos, empatou ambos frente a jogadores de qualidade inferior o que o afastou desde logo do pódio.
A tradição foi respeitada nesta 12ª edição do Campeonato Europeu Individual da modalidade já que, mais uma vez, o vencedor nunca tinha ganho a competição.
O polaco Wojtaszek Radoslaw (2711) (foto à direita) que poderia, em caso de vitória no 11º jogo terminar na primeira posição, empatou e não foi mais além de um honroso 2º lugar enquanto que, pela primeira vez na história dos campeonatos, uma mulher (Judit Polgar) (foto inferior esquerda) conseguiu alcançar o pódio.

Sem comentários: