sábado, 22 de janeiro de 2011

Distrital por Equipas - Série A 2ª jornada


Disputou-se hoje a segunda jornada do Campeonato Distrital por Equipas e, na série A, as duas equipas do NXST conheceram resultados diferentes. Enquanto a formação "B" se deslocava ao Grupo de Xadrez do Porto e perdia por 2½-1½ (exactamente o mesmo resultado obtido frente à primeira equipa do nosso clube na semana passada), a formação "A" recebia o quarteto do Sport Musas e Benfica infligindo uma derrota com expressão máxima.
_

N X STO TIRSO "A"____ SPORT MUSAS E BENFICA
José Pedro Cachorreiro (1-0) Roberto Rocha
Carlos Alberto Ribeiro (1-0) Luís Chambel de Matos
Fernando Jorge Azevedo (1-0) Marco Araújo
Rui Manuel Miranda (1-0) Henrique Zangger Silva

Resultado final:
Núcleo de Xadrez de Santo Tirso (A) - 4
Sport Musas e Benfica - 0


O encontro parecia que ia ser mais fácil do que realmente foi já que Carlos Ribeiro venceu o seu jogo em cerca de 10 minutos com pouco mais de meia dúzia de lances. Uma abertura de peões deficiente, uma acção passiva a um cavalo adversário colocado estrategicamente em f4 seguido de um ataque lateral da dama, colocou desde cedo o rei branco em sérias dificuldades acabando por desistir precocemente.
Quase duas horas depois mas em menos de 30 lances, o NXST averbava a sua segunda vitória no quarto tabuleiro e tudo parecia realmente bem encaminhado.
Fernando Azevedo esteve empatado do ponto de vista material até ao terceiro quarto da partida mas, sempre muito calculista nos seus lances, nos derradeiros 20 ou 30 minutos ganhou uma vantagem enorme e terminou facilmente o encontro.
Pedro Cachorreiro perdia no entanto em material na razão de um cavalo para um peão e esteve em dificuldades durante largos momentos mas, no final, a sua maior experiência e um rigor táctico a que já nos habituou, forçaram o adversário à troca de torre por dama. Apesar de lhe restarem somente dez minutos, não foi difícil transformar a supremacia então obtida em nova vitória, fechando o encontro em 4-0.

G. X. DO PORTO "E"___ N X STO TIRSO "B"
Carlos Paulo Silva (1-0) Luís Manuel Dias
André Eduardo Dias (½-½) Hugo Moreira
Eduardo Dias (0-1) Jorge Miguel Dias
Manuel Francisco Dias (1-0) Nuno Miguel Silva

Resultado final:
Grupo de Xadrez do Porto (E) - 2½
Núcleo de Xadrez de Santo Tirso (B) - 1½





























As quatro últimas fotos foram gentilmente cedidas por Ursula Zangger do Sport Musas e Benfica a quem agradecemos.

7 comentários:

Paulo Topa disse...

Boas.

Não consigo ver as imagens.

Rui Miranda disse...

Amigo Topa:
Posso assegurar-te que as fotos estão lá.... ;)

Paulo Topa disse...

Boas.

Nem no Google Chrome nem no Internet Explorer consigo vê-las. Pode ser alguma coisa com o computador, mas acho estranho porque vejo as outras todas.

Bom resto de fim de semana.

Rui Ferreira disse...

Confirmo que também não as consigo ver em 3 computadores diferentes (casa, Biblioteca Municipal e Central de Transportes)

Rui Miranda disse...

Agradeço que me digam se agora estão visíveis.

Paulo Topa disse...

Eu já consigo ver.

Rui Ferreira disse...

Sim também agora vejo, obrigado.