sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NXST comemora Dia Internacional do Xadrez

O dia 19 de Novembro está ligado para sempre ao xadrez, comemorando-se hoje o Dia Internacional da modalidade devido ao facto de, nesta data, ter nascido José Raul Capablanca, único sul-americano campeão mundial.
A origem do xadrez continua a ser um mistério. Ela é tanto atribuída ao lendário rei Salomão do Velho Testamento, quanto aos sábios mandarins da China, contemporâneos do filósofo Confúcio. Contudo, há quem atribua a origem do xadrez aos egípcios, talvez porque um dos documentos mais antigos sobre o xadrez é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.
Seja como for, o Núcleo de Xadrez de Santo Tirso comemora anualmente este importante dia e, apesar de as condições meteorológicas não terem sido as melhores, este ano não foi excepção. Para o efeito, o NXST disponibilizou tabuleiros de mesa, um cartaz com fotos e um pequeno texto aludindo à comemoração bem como uma tela gigante para jogar xadrez com quase 3 metros de lado (adquirida muito recentemente) estando programada a sua utilização na Praça do Municipio para que se efectuassem alguns jogos procurando, desta forma, captar a atenção dos transeuntes para a modalidade e, simultâneamente, para a efeméride. Neste particular e como já foi referido, o tempo não quis cooperar e tivemos que nos abrigar. Embora continuando a ocupar espaço público, a visibilidade da acção foi consideravelmente diminuída.
Apesar de todos estes condicionalismos jogou-se, pensou-se e divulgou-se o xadrez; propósitos que presidiram, afinal, a mais esta inciativa do nosso clube.
(caso nos sejam disponibilizadas mais fotos, publica-las-emos aqui)

Sem comentários: