terça-feira, 7 de julho de 2009

1º Campeonato Nacional Aberto de Troca-Peças

O 1º Campeonato Nacional de Troca-Peças é organizado pela Associação de Xadrez de Bragança, em colaboração com o Clube de Xadrez de Vila Flor, o Clube Amador de Mirandela e a Federação Portuguesa de Xadrez e com o patrocínio da Câmara Municipal de Mirandela e da UNICER.
A prova será disputada dia 26 de Julho, na Rua da República, parte pedonal, em Mirandela.
O Campeonato será disputado em sistema suíço com 9 sessões, partidas de 5 min +1 segundo por lance, para cada jogador. Os desempates serão conforme programa informático SWISS MANAGER.
Cada equipa será constituída por dois jogadores, tendo estes que pertencer, obrigatoriamente, à mesma associação distrital.

Prémios:
1ª equipa: Medalhas + 200€ + 15% das inscrições
2ª equipa: Medalhas + 150€ + 15% das inscrições
3ª equipa: Medalhas + 100€ + 15% das inscrições
4ª equipa: Medalhas + 50 € + 15% das inscrições
5ª equipa: Medalhas + 15% das inscrições

Regras do Troca-Peças
Aplicam-se as regras das partidas rápidas excepto nos seguintes pontos:
1.1 Jogadores da mesma equipa não podem comunicar entre si nem com os jogadores adversários;
1.2 O jogador após tomar uma peça ou peão deverá colocá-la no espaço existente entre o seu tabuleiro e o do seu colega de equipa. A peça ou peão só poderá ser usada no turno a seguir:
· caso seja a vez do seu colega de equipa jogar, este deverá efectuar o lance com as peças que dispõe no tabuleiro ou aquelas anteriormente obtidas e que tem em sua posse. Após terminar o lance, accionando o relógio do adversário, o jogador poderá retirar as peças ou peões capturadas pelo seu colega do espaço entre os dois tabuleiros e torna-las disponíveis para o turno a seguir, colocando-as à sua frente e atrás do tabuleiro, de forma a que estejam visíveis para o seu adversário.
· caso seja a vez do adversário jogar e enquanto tal se verifique o jogador poderá retirar as peças ou peões que cheguem ao espaço entre os tabuleiros, provenientes do seu colega, até que o seu relógio seja accionado.
1.3 As peças podem ser colocadas em qualquer casa do tabuleiro, à excepção do peão, que não poderá ser colocado nem na primeira nem na oitava linha;
1.4 A partida termina quando um jogador der xeque-mate, se uma jogada ilegal for realizada ou quando o tempo cair num dos relógios.

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