quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Xadrez no Jardim-de-Infância

As educadoras do ensino pré-escolar da rede escolar de Nordeste no Arquipélago dos Açores, aceitaram o repto da mentora do projecto - a educadora Vanda da EB/JI da Salga - e decidiram aderir ao Plano de Xadrez de Nordeste que é patrocinado pela câmara local, tendo como parceria a Escola Básica e Secundária da Vila de Nordeste e como coordenador o formador de xadrez, Henrique Cardoso.
Este projecto inovador é pioneiro no Arquipélago dos Açores e a nível nacional não há conhecimento de que o xadrez esteja a ser ensinado a uma comunidade escolar tão jovem.
Estão inscritos no projecto 103 alunos que se encontram distribuídos em escalões etários de seis, cinco e quatro anos, havendo 55 jogadores do sexo masculino e 48 do feminino.
Ficou agendado já o 1º encontro do 1º Torneio de Xadrez, cujo nome será escolhido de entre as propostas sugeridas por todos os jardins-de-infância.
É um facto que o xadrez desenvolve a capacidade de raciocínio, a educação social e desportiva; permite atingir objectivos culturais e ampliar conhecimentos favorecendo o desenvolvimento pessoal e formação do carácter e, terá sido por isso, que este projecto se tornou tão interessante para as docentes. No entanto, numa perspectiva da evolução da modalidade é também muito interessante este exemplo que nos chega dos Açores pois, a ser implementado em todas os jardins-de-infância depressa se colheriam os frutos destes ensinamentos em idades tão precoces.
A todos os elementos que integram este fantástico projecto endereçamos, desde já, os nossos parabéns!!!

Sem comentários: