quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Teste anti-doping : Ivanchuk perdoado

Testes anti-doping são relativamente raros no xadrez. Contudo, ocorrem em vários eventos oficiais e existiram durante as Olimpíadas de Dresden que aqui acompanhamos.
Infelizmente, um largo número de testes aprazados para a última ronda resultaram em erros de procedimento uma vez que houve falta de pessoal qualificado no recinto e não foi designado um oficial de controlo de doping para o jogo em questão ( Estados Unidos v Ucrania ).
Depois de perder um jogo crucial para o seu país, Ivanchuk ficou transtornado e faltou a um teste anti-doping incorrendo numa sanção que poderia resultar num afastamento de 2 anos de toda e qualquer competição.
Decisão :
A comissão de inquérito concluíu que, apesar de o árbitro ter comunicado em inglês ao jogador que o deveria acompanhar para efectuar o controlo, Ivanchuk aparentemente não compreendeu o que lhe foi dito, até porque o inglês não é o seu primeiro idioma. Se tivesse estado presente um oficial, ele teria imediatamente se assegurado que Ivanchuck entendia o que lhe estavam a comunicar e tudo seria diferente.
Porque não houve nenhuma notificação pelo tal oficial, não houve nenhuma recusa de acordo com os regulamentos.
Conclusão :
O erro de procedimento aliado ao estado de espírito de Ivanchuk provocou que, de forma não intencional, ele não comparecesse ao teste. A comissão de inquérito concluíu portanto e de forma unânime, que não deveria haver penalização.
Fonte : Traduzido de "Chessbasenews"

Sem comentários: