segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Há 60 anos, Bobby Fischer celebrava o seu segundo campeonato nacional

Bobby Fischer em Portoroz em 1958
Há sessenta anos atrás, no dia 4 de janeiro de 1959, um jovem de quinze anos chamado Bobby Fischer vencia o seu segundo campeonato nacional após um empate frente a Robert Byrne, renovando o seu título conseguido um ano antes.
Hoje, Bobby Fischer é uma lenda do xadrez e muitos consideram-no como o melhor jogador de sempre.  Fischer venceu os oito campeonatos dos Estados Unidos nos quais participou. No entanto, antes de 1958/59 e do campeonato nacional que se realizou entre 18 de dezembro e 4 de janeiro no Hotel Henry Hudson em Nova Iorque, não era considerado favorito uma vez que se tinha acabado de sagrar como o décimo grande mestre mais jovem de todos os tempos, embora fosse já considerado uma criança prodígio. Pal Benko e Samuel Reshevsky estavam, talvez, na primeira linha de candidatos a vencer o torneio. Benko tinha terminado na quarta posição no Interzonal em Portoroz em 1958 à frente de Fischer que terminou em sexto. Reshevsky não participou naquela competição mas era considerado como um dos melhores jogadores estado unidenses na altura, senão o melhor.
No entanto, Fischer, mostrou desde o início que estava ali para vencer. Angariou 3,5 pts nos primeiros quatro jogos. Após uma breve empate entre Benko e Black na quinta ronda, Fischer defrontou Reshevsky na sexta. De brancas, beneficiou do seu excelente conhecimento sobre aberturas. Em uma Siciliana, seguiu a recomendação que tinha lida numa revista russa da especialidade para obter uma fácil e saborosa vitória, já que Reshevsky demonstrou não conhecer a linha e acabou por cair numa armadilha após apenas 11 lances.
Pode ver esta partida neste linkhttps://www.youtube.com/watch?v=CxzBKhVaRkU

Sem comentários: