quinta-feira, 29 de março de 2018

Torneio dos Candidatos 2018: Caruana defrontará Magnus Carlsen

Fabiano Caruana venceu convincentemente o Torneio dos Candidatos de 2018 da FIDE em Berlim, e ganhou o direito de desafiar Magnus Carlsen para o título mundial em Novembro, ganhando por esta vitória a bonita soma de 95,000 Euros.
Caruana derrotou Alexander Grischuk na ronda final com as peças pretas e afirmou depois; "Estou absolutamente feliz. Ao início do dia de hoje eu não tinha a certeza do que iria acontecer, e as coisas não podiam ter corrido melhor. Alguns dias atrás eu pensei que o torneio já estaria fora das minhas mãos quando eu perdi uma partida e aconteceu que tudo resultou perfeitamente por fim, portanto eu não poderia estar mais feliz."
A partida entre Caruana e Grishuk com a assistência por cima (nada habitual)












Esta foi a primeira declaração de Caruana como vencedor na conferência de imprensa. O grande mestre de 25 anos, que nasceu em Miami e cresceu em Brooklyn (Nova Iorque), e que jogou pela Itália entre 2005 e 2015, venceu o torneio por um ponto. A etapa seguinte para ele é o campeonato do mundo.
Devido às controversas regras de tiebreak (não será altura de ter um playoff para decidir?), os jogadores estiveram num frequente vai e vem para os outros tabuleiros, olhando para a posição dos outros, perguntando-se constantemente: será um empate suficiente? A cerca de 20 lances do final da partida entre Caruana e Grishuk, Mamedyarov acordou o empate com Kramnik o que significava que, para Caruana, o empate seria suficiente para vencer o torneio. No entanto, confiante que tinha uma posição vitoriosa, o americano jogou para vencer. 
Curiosamente, o GM chinês Ding Liren foi o único que não registou qualquer derrota mas, os 13 empates obtidos em 14 jogos retiraram-lhe a possibilidade de sucesso.
Caruana tornou.-se assim o primeiro americano a desafiar o campeão do mundo desde Fischer. Pela frente terá Magnus Carlsen e a tarefa, apesar de ser difícil, já o terá sido mais em outros tempos. Em novembro saberemos...





                          Fonte: Chess.com

Sem comentários: