domingo, 18 de janeiro de 2015

Entrada com pé direito na 3ª Divisão Nacional por Equipas

O Núcleo de Xadrez de Santo Tirso entrou com o pé direito no Campeonato por Equipas da 3ª Divisão Nacional, ao receber e bater hoje a equipa do Clube de Xadrez de Braga "B" pela margem mínima.
Foi um encontro em que a vitória nunca pendeu claramente para um dos lados, embora o Núcleo tenha chegado a 1,5-0,5 por vitória e empate nos tabuleiros pares, tendo o clube bracarense empatado o encontro ao vencer no terceiro tabuleiro. O primeiro ditaria, assim, quem sairia vencedor ou, até, se haveria divisão de pontos.

MESA 1 Pedro Cachorreiro 1 - David Fernandes 0
Má saída das brancas que complicaram, tendo o jogo estado empatado durante muitos lances mas, sensivelmente a meio, houve uma pequena supremacia do Pedro que foi, depois, largamente ampliada, tendo-se chegado a um final em que o resultado não poderia ser outro que não a vitória das brancas com uma dama de vantagem.


Rui Miranda 1 - Alexey Diamanchouk 0
Jogo muito tático sem grandes aventuras mas onde, a dez lances do final, o jogador ucraniano poderia ter tomado vantagem na captura de um cavalo por troca de um peão. Ao deixar passar esse lance, permitiu o avanço desse cavalo para uma posição central no tabuleiro, que lhe viria a ser fatal pouco depois ao bloquear de bispo a defesa essencial que a sua dama fazia sentir. Bloqueada, a dama deixou de ter utilidade e o jogo terminou com mate ao 32º lance.


 Fernando Azevedo 0 - André Pinto 1
Encontro em que o resultado foi mostrando sempre ser um empate. As brancas, contudo, não valorizaram convenientemente o avanço de um peão negro e, quando se aperceberam do erro, já era tarde demais para evitar a promoção.


Nuno Silva 0,5 - João Gonçalves 0,5
Encontro parecido com o tabuleiro anterior. O jogador bracarense conseguiu, no entanto, uma supremacia de um bispo, mas entrou em final de jogo só com vantagem de um peão dobrado na coluna h. O jogo estava inevitavelmente empatado mas à proposta de empate do Nuno, as brancas recusaram. Contudo, nos quatro lances seguintes, constataram que o resultado não poderia ser outro.

RESULTADOS COMPLETOS - SÉRIE A
1ª Jornada - 17 de janeiro
AC ALFENENSE 4 - 0 ACD REBORDOCHÃO
NX SANTO TIRSO 2 1/2 - 1 1/2 CX BRAGA 'B'
CX ESCOLA JOÃO DE MEIRA 'B' 0 - 4 CX A2D 'B'
O AMANHÃ DA CRIANÇA 4 - 0 AX BARCELOS 

Sem comentários: