quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Kasparov a presidente


Na passada segunda-feira em Tallinn (Estónia) Garry Kasparov anunciou a sua candidatura às eleições presidenciais da FIDE para 2014. 
O 13º campeão do mundo, aposta numa revitalização da FIDE focada em servir as federações nacionais e aumentar o perfil comercial do xadrez no mundo inteiro. Entre a equipa de Kasparov está o atual secretário geral daquele organismo, Ignatius Leong.
O russo anunciou que se candidatava a presidente durante o 84º congresso da FIDE que estava a decorrer naquela cidade, em frente de mais de cem delegados oficiais tendo, orgulhosamente, anunciado a sua equipa formada por elementos dos Estados Unidos, Europa, África, Médio Oriente e Ásia.

-"Decidi voltar ao xadrez para tentar elevar a modalidade ao mais alto nível nas mentes das pessoas que é, julgo, onde ele pertence"-  concluiu.
Kasparov apelidou ainda a sua equipa de "dream team", e colocou-os todos a discursar, tendo sido  Afrika Msimang da África do Sul (que é também o presidente da fundação de Kasparov naquele continente), o que mais terá impressionado a plateia, ao criticar duramente o atual presidente :

- " ... penso que foi há cerca de quatro anos, por volta desta altura, quando prometeram que África seria o continente ao qual seria dado a oportunidade de desenvolver o seu xadrez através de um programa sustentado. A África, foi também prometido que seriam investido anualmente cerca de 400,000 Euros nesses próximos quatro anos de desenvolvimento. A paciente África continua ainda hoje à espera que essas promessas sejam cumpridas."

Sem comentários: