sábado, 8 de agosto de 2009

Final de Mestres 2009 em plena rua de Bilbao

A Final de Mestres terá lugar em Bilbao, Espanha, entre 6 e 12 de Setembro.
Alexei Shirov, Sergey Karjakin, Alexander Grischuk e Levon Aronian serão os quatro concorrentes ao título mas, mais do que o próprio título que se disputa naquela localidade, disputa-se também o imenso prestígio que este tipo de torneios acarreta. Levon Aronian apresenta-se como vice-campeão do torneio de Nankín e o vencedor - Veselin Topalov - declinou o convite para participar.
A situação económica mundial debilitada foi determinante para que os organizadores do torneio e as instituições e empresas que o apoiam, tenham decidido que esta edição da Final de Mestres deva ser sensível aos efeitos sociais derivados desta crise, ajustando os prémios a esta realidade. Estes pressupostos não foram de encontro às pretensões de Veselin Topalov, que também terá avaliado a dificuldade da competição quando o Campeonato do Mundo se aproxima e decidiu, assim, não participar na prova.
A Plaza Nueva de Bilbao, no coração da cidade, voltará a receber a grande cápsula de vidro (na foto) que permitiu o ano passado, jogar um torneio de esta importância em plena rua.

Sem comentários: