quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Carlsen vence Caruana em tie-break para reter o título mundial

Durante 20 dias, os dois melhores GM's do mundo sentaram-se numa sala à prova de som no centro de Londres com um tabuleiro de xadrez entre eles. Finalmente, após 15 jogos, 773 lances e 51 horas de tensão acumulada, o campeão do mundo norueguês conseguiu reter a sua coroa com uma última vitória enfática numa partida rápida sobre o challenger Fabiano Caruana.

Muitos questionaram se Carlsen, o nº 1 do mundo nos últimos oito anos, teria perdido alguma capacidade dada a desconfiança demonstrada durante as partidas clássicas que terminaram todas empatadas. No entanto, durante os quatro jogos de rápidas - em que os jogadores têm apenas 25 minutos com incremento de 10 segundos - o nórdico transformou-se para "esmagar" o seu oponente por uns claros 3-0.
"Estou muito feliz", admitiu um Carlsen sorridente após ter vencido a prova. "Senti que tive um dia realmente bom. Tudo saiu perfeito".


As audiências online cresceram todos os dias apesar de não se registar nenhum resultado decisivo nas 12 partidas clássicas, pela primeira vez em 132 anos de história da competição. Naturalmente, a perspetiva de o próximo campeão mundial poder ser americano desde Bobby Fischer em 1972 também atraiu um largo contingente de estado-unidenses. Carlsen, no entanto, tinha outra ideia.
Relaxou nitidamente nas rápidas após ter vencido o primeiro jogo num final de jogo complicado. Seguiram-se mais duas vitórias sem contestação para arrecadar um prémio no valor de 550,000€. Caruana voltou a Brooklyn com 450,000€. Nada mau para um finalista vencido...

1 comentário:

Unknown disse...

Gostei de ler esta muito boa reportagem. Como socio do Núcleo de Xadrez de Santo Tirso sinto-me muito agradado pelas publicações no nosso blog.