O 24º Open Internacional de Xadrez "Damiano de Odemira", já tem datas marcadas.
A edição deste ano decorrerá nos dias 21 e 22 de Maio de 2011, naquela vila alentejana.
ORGANIZAÇÃO: Câmara Municipal de Odemira, Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira e Grupo Desportivo Dias Ferreira.
APOIO: Caixa Geral de Depósitos
LOCAL: Pavilhão Gimnodesportivo "Dr. Justino Santos"
EQUIPA TÉCNICA / EQUIPA DE ARBITRAGEM
Director de Prova: Ramiro Lopes / Árbitro Principal: Ilda Miranda / Direcção Técnica: Fernando Gouveia e Vitorino Ferreira.
Árbitros Auxiliares: António Boga, Carlos Côrte-Real, José F. Grade, e Pedro Abrantes.
TAXAS DE INSCRIÇÃO (Abertas a todos os xadrezistas interessados em participar)
Gratuitas: Xadrezistas dos escalões Sub–08 (nascidos em 01.01.2003 e depois), Sub-10 (nascidos entre 01.01.2001 e 31.12.2002), Sub–12 (nascidos entre 01.01.1999 e 31.12.1998), xadrezistas com título internacional da FIDE de Grande Mestre, Mestre Internacional, ou Mestre FIDE, xadrezistas com ELO FIDE superior a 2.400, e, xadrezistas do Concelho de Odemira.
7,50 EUROS: Xadrezistas dos escalões Sub-14 (nascidos entre 01.01.1997 e 31.12.1998) e xadrezistas Sub–16 (nascidos entre 01-01.1995 e 31.12.1996);
8,50 EUROS: Xadrezistas Veteranos Masculinos (nascidos em 31.12.50 ou antes); Xadrezistas Veteranos
Femininos (nascidos em 31.12.60 ou antes) e xadrezistas Femininos.
11,00 EUROS Xadrezistas dos escalões Sub-18 (nascidos entre 01.01.1993 e 31.12.1994) e Sub-20 (nascidos entre 01.01.1991 e 31.12.1992);
13,50 EUROS: Xadrezistas do escalão Sub–60 (nascidos entre 01.01.1951 e 31.12.1960), xadrezistas do escalão Sub-50 (nascidos entre 01.01.1961 e 31.12.1970) , xadrezistas do escalão Sub-40 ( nascidos entre 01.01.1971 e 31.12.1980), xadrezistas do escalão Sub-30 (nascidos entre 01.01.1981 e 31.12.1990) e restantes xadrezistas.
- PRÉMIOS -
Classificação Geral - Classificação por escalões etários:
1º - 1.250,00 EUROS e troféu 1º SUB-20 - 45,00 EUROS e troféu
2º - 1.000,00 EUROS e troféu 2º SUB-20 - 35,00 EUROS
3º - 750,00 EUROS e troféu 3º SUB-20 - 25,00 EUROS
4º - 500,00 EUROS 1º SUB-18 - 45,00 EUROS e troféu
5º - 350,00 EUROS 2º SUB-18 - 35,00 EUROS
6º - 275,00 EUROS 3º SUB-18 - 25,00 EUROS
7º - 200,00 EUROS 1º SUB-16 - 45,00 EUROS e troféu
8º - 150,00 EUROS 2º SUB-16 - 35,00 EUROS
9º - 100,00 EUROS 3º SUB-16 - 25,00 EUROS
10º - 100,00 EUROS 1º SUB-14 - 45,00 EUROS e troféu
11º a 30º - 60,00 EUROS 2º SUB-14 - 35,00 EUROS
31º a 50º - 50,00 EUROS 3º SUB-14 - 25,00 EUROS
1º SUB-12 - 45,00 EUROS e livro
2º SUB-12 - 35,00 EUROS e livro
3º SUB-12 - 25,00 EUROS e livro
Classificação por Equipas:
(considerando para cada Clube apenas os 4 jogadores melhor classificados)
1º SUB-10 - 45,00 EUROS e livro
2º SUB-10 - 35,00 EUROS e livro
3º SUB-10 - 25,00 EUROS e livro
Troféus às 15 Equipas melhor classificadas
Troféus às Escolas do Concelho de Odemira
1º SUB-08 - 45,00 EUROS e livro
2º SUB-08 - 35,00 EUROS e livro
1º Veterano - 45,00 EUROS e troféu 3º SUB-08 - 25,00 EUROS e livro
2º Veterano - 35,00 EUROS 1º Masc. do Concelho de Odemira - 45,00 EUROS e livro
3º Veterano - 25,00 EUROS 2º Masc. do Concelho de Odemira - 35,00 EUROS e livro
3º Masc. do Concelho de Odemira - 25,00 EUROS e livro
1º Feminino - 45,00 EUROS e troféu 1ª Femin. do Concelho de Odemira - 45,00 EUROS e livro
2º Feminino - 35,00 EUROS 2ª Femin. do Concelho de Odemira - 35,00 EUROS e livro
3º Feminino - 25,00 EUROS 3ª Femin. do Concelho de Odemira - 25,00 EUROS e livro
1º Sub-60 (nascido entre 01.01.1951 e 31.12.1960) - 45,00 EUROS e troféu
2º Sub-60 (nascido entre 01.01.1951 e 31.12.1960) - 35,00 EUROS
3º Sub-60 ((nascido entre 01.01.1951 e 31.12.1960) - 25,00 EUROS
1º Sub-50 (nascido entre 01.01.1961 e 31.12.1970) - 45,00 EUROS e troféu
2º Sub-50 (nascido entre 01.01.1961 e 31.12.1970) - 35,00 EUROS
3º Sub-50 (nascido entre 01.01.1961 e 31.12.1970) - 25,00 EUROS
1º Sub-40 (nascido entre 01.01.1971 e 31.12.1980) - 45,00 EUROS e troféu
2º Sub-40 (nascido entre 01.01.1971 e 31.12.1980) - 35,00 EUROS
3º Sub-40 (nascido entre 01.01.1971 e 31.12.1980) - 25,00 EUROS
1º Sub-30 (nascido entre 01.01.1981 e 31.12.1990) - 45,00 EUROS e troféu
2º Sub-30 (nascido entre 01.01.1981 e 31.12.1990) - 35,00 EUROS
3º Sub-30 (nascido entre 01.01.1981 e 31.12.1990) - 25,00 EUROS
As inscrições deverão ser dirigidas a Ramiro Lopes, Director de Prova, apenas por via eletrónica, pelo seguinte correio eletrónico: lopes.ramiro@gmail.com até ao dia 18 de Maio de 2011 (quarta-feira).
Os pagamentos terão de ser todos efectuados no local de jogo no dia 21 de Maio de 2011 (sábado) directamente ao Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira mas terão de ser respeitadas as seguintes condições:
a) O cumprimento dos prazos de inscrição - para garantir uma adequada logística da organização;
b) Os interessados se comprometam a pagar as correspondentes taxas de inscrição dos xadrezistas que inscreverem, mesmo que depois esses xadrezistas não compareçam;
c) Inscrições posteriores, apenas poderão ser recebidas por e-mail lopes.ramiro@gmail.com até às 18h00 do dia 20 de Maio de 2011 (sexta-feira; data e hora de recepção) e, salvo motivo de força maior que seja aceite pelo Director de Prova, implicarão o pagamento da respectiva taxa de 2.50 € (dois euros e cinquenta cêntimos) por xadrezista a pagar no local de jogo no dia 21 de Maio de 2011 (sábado) directamente ao Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira;
d) Também serão aceites inscrições entre as 13h30 e as 14h00 do dia 21 de Maio de 2011 (sábado), no local de jogo, e, salvo motivo de força maior que seja aceite pelo Director de Prova, desde que sejam pagas a respectiva taxa de inscrição e multa de 7.50 € (sete euros e cinquenta cêntimos) por xadrezista directamente ao Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira;
e) Poderão aceitar-se inscrições no decorrer do torneio, e, salvo motivo de força maior que seja aceite pelo Director de Prova, desde que o interessado pague as respectivas taxas: inscrição e multa de 7.50 euros (sete euros e cinquenta cêntimos) – o xadrezista iniciará a sua prova com zero pontos na sessão em que não motive um, atraso no emparceiramento normal;
f) Os interessados em participar são responsáveis pelo pagamento atempado das respectivas inscrições e taxa.
O Director de Prova confirmará, apenas por via eletrónica, a recepção das inscrições que forem recebidas dentro do prazo normal (18 de Maio de 2011, quarta-feira, inclusive). A confirmação das restantes inscrições pelo Director de Prova dependerá do tempo e da logística disponíveis.
Os resultados obtidos neste torneio não serão contabilizados para efeitos de classificação pontual (ELO), nem nacional nem internacional.
R E G U L A M E N T O
a) Cada jogador disporá de 20 minutos para concluir a sua partida. Serão cumpridas as Regras da FIDE para as partidas Semi-rápidas. Será utilizado o sistema suíço de emparceiramento de 9 sessões com o programa "Swiss Manager";
b) Para a classificação colectiva somam-se os pontos dos 4 melhores classificados de cada Clube ou Escola ou equipa. Um Clube poderá indicar duas ou mais equipas desde que defina as respectivas constituições antes do início da prova;
c) Os Clubes e participantes devem fazer-se acompanhar de 1 relógio de xadrez (que funcione) por cada 2 inscrições (por excesso), sem os quais a organização não se responsabiliza pela sua participação;
d) Desde que a respectiva inscrição chegue por escrito (e-mail lopes.ramiro@gmail.comU) até ao dia 29 de Abril de 2011 (sexta-feira; data de recepção), a organização oferecerá aos 3 (três) primeiros
classificados na edição de 2010, alojamento desde a noite do dia 20 de Maio de 2011 até à manhã do dia 22 de Maio de 2011 (duas noites) e um subsídio de participação de 80,00 EUROS (oitenta euros);
e) O Director de Prova estabelecerá os contactos necessários no sentido de assegurar a presença de xadrezistas com o título internacional da FIDE, a quem a organização custeará o alojamento desde a noite do dia 20 de Maio de 2011 até à manhã do dia 22 de Maio de 2011 (duas noites) e atribuirá um subsídio de participação de acordo com o seu título FIDE (GM / MI / MF);
f) Os troféus e os prémios monetários serão atribuídos conforme a classificação efectiva (após aplicação dos critérios de desempate). Os prémios monetários não serão divididos nem acumuláveis (a obtenção de um prémio da geral implica a sua aceitação). Os troféus podem ser acumuláveis e serão atribuídos de acordo com as respectivas classificações. Um xadrezista de um escalão etário não poderá concorrer nem aos troféus nem aos prémios monetários dos outros escalões etários;
g) A organização oferecerá a todos os participantes um almoço volante no dia 22 de Maio de 2011 (domingo), imediatamente após a entrega de prémios;
h) A inscrição no torneio significa a aceitação do presente regulamento. Os jogadores que faltem a uma sessão não serão emparceirados na sessão seguinte. No entanto, poderão voltar a jogar desde que comuniquem esse interesse à organização;
i) Casos omissos serão resolvidos pela organização, não havendo recurso das suas decisões;
j) Informações complementares podem ser obtidas junto do Director de Prova (pelo e-mail lopes.ramiro@gmail.com ou pelo telefone 927209436) ou junto do Município de Odemira (pelo e-mail cultura@cm-odemira.pt ou pelo telefone 283320900, entre as 09.00 horas e as 17.00 horas).
SISTEMA DE EMPARCEIRAMENTO: Sistema Suíço - Programa SWISS MANAGER
1º Buchholz Tie-Breaks ( variable with parameter) [ 0,0,N,Y,Y,N](37]
2º Sum of Buchholz Tie-Breaks [ all results] [ 25]
3º The greater number of victories [ 12]
4º The results of the players in the same point group [ 11]
DESEMPATES:
(definidos pelo Programa Swiss Manager)
5º Sorteio (se necessário, a efectuar pela organização)
P R O G R A M A
- 21.05.2011 / Sábado -
14.45 horas: Boas vindas aos participantes (no local de jogo);
15.00 - 15.40 horas: 1ª Sessão;
16.00 - 16.40 horas: 2ª Sessão;
17.00 - 17.40 horas: 3ª Sessão;
18.00 - 18.40 horas: 4ª Sessão;
19.00 - 19.40 horas: 5ª Sessão;
20.00 - 20.40 horas: 6ª Sessão;
- 22.05.2011 / Domingo -
10.00 - 10.40 horas: 7ª Sessão;
11.00 - 11.40 horas: 8ª Sessão;
12.00 - 12.40 horas: 9ª Sessão;
14.00 horas: Cerimónia Solene de Entrega de Prémios e Convívio.
1996 1º CLASSIFICADO – Kevin Spraggett – Individual
1997 1º CLASSIFICADO – Luís Galego – Boavista F.C.
1998 1º CLASSIFICADO – Rui Dâmaso – Boavista F.C.
1999 1º CLASSIFICADO – Davor Komljenovic - Sporting C.P.
2000 1º CLASSIFICADO – Aleksa Strikovic – Diana de Évora
2001 1º CLASSIFICADO – Daniel Campora - Argentina
2002 1º CLASSIFICADO – Nikola Mitkov (Boavista F.C.)
2003 1º CLASSIFICAÇÃO – Vladimir Georgiev – Boavista F.C.
2004 1º CLASSIFICAÇÃO - Nikola Mitkov (Boavista F.C.)
2005 1º CLASSIFICADO - Kevin Spraggett – G.X.Guarda
2006 1º CLASSIFICADO - Kevin Spraggett – G.X.Guarda
2007 1º CLASSIFICADO – Sérgio Rocha- FC Barreirense
2008 1º CLASSIFICADO – Aleksa Strickovic – Sérvia
2009 1º CLASSIFICADO – Eduardo Iturrizaga – Venezuela
2010 1º CLASSIFICADO – Julio Granda Zuniga - Peru
2010 2º CLASSIFICADO – Carlos Matamoros - Argentina
2010 3º CLASSIFICADO – Stefan Djuric - Sérvia
TELEFONES ÚTEIS
283 320 900 - CÂMARA MUNICIPAL DE ODEMIRA
283 320 800 - BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE ODEMIRA
283 322 171 - GUARDA NACIONAL REPUBLICANA
283 322 404 - TAXIS – ODEMIRA
283 322 531 - RESIDENCIAL RITA – ODEMIRA
283 322 156 - RESIDENCIAL IDÁLIO- ODEMIRA
283 386 340 - RESIDENCIAL BOAVISTENSE- BOAVISTA DOS PINHEIROS
283 327 291 - RESIDENCIAL BONS AMIGOS – ODEMIRA
283 998 675 - RESIDENCIAL EIRA DA PEDRA EM VILA NOVA DE MILFONTES
283 996 155 - RESIDENCIAL QUINTA DAS VARANDAS EM VILA NOVA DE MILFONTES
283 996 264 - RESIDENCIAL CASA DOS ARCOS- VILA NOVA DE MILFONTES
283 640 000 - POUSADA DA JUVENTUDE DO ALMOGRAVE (Fax. 283 647 035)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário