O evento teve lugar na Índia e foi meticulosamente preparado dentro de 28 kms quadrados, tendo os milhares de participantes sido dispostos no espaço formando um imenso tabuleiro de xadrez (foto 2). Para diferenciar os quadrados negros dos brancos, foram distribuídas t-shirts e bonés de ambas as cores.
Foram exactamente 20.480 jogadores aqueles que, simultâneamente, defrontaram 1.024 mestres tendo também participado na competição e pela primeira vez 140 jogadores invisuais. Para além dos xadrezistas que praticam a modalidade regularmente, estiveram presentes 480 Vips, incluindo políticos locais, estrelas de cinema e actores nacionais que também quiseram se associar a esta tentativa de quebra de record participando na simultânea. Ainda 15.000 estudantes dos quais 11.000 pertenciam a uma academia de xadrez e 5.000 jogadores de vários clubes de norte a sul do país.
Como não podia deixar de ser, o patrono do evento foi o campeão do mundo Vishy Anand.
Uma imensa tenda foi erigida nas imediações para que os participantes pudessem tomar o pequeno-almoço e almoçar.
E, quando Tarik Vara - elemento responsável pela validação da quebra do record - declarou que o mesmo tinha sido batido, um imenso aplauso ecoou ao longo de todo o recinto.
O record que vigorava desde 2006 tinha sido atingido no México e aglomerou "apenas" 13.446 tendo sido, por isso, literalmente agora pulverizado.
sábado, 25 de dezembro de 2010
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário