Tendo como cenário o rio Douro, terminou hoje a fase final distrital individual que se prolongou por sete sessões.
E, pode-se dizer, terminou bem.
O Pedro e o Fernando empataram entre si. O Luís perdeu, tendo o António registado um empate e, com isso, garantido o pimeiro bloco para elo FIDE.
Como era a última jornada, estive presente no Museu do Vinho do Porto para presenciar alguns jogos mas, como sempre, tendo como prioridade aqueles em que participavam os nossos jogadores.
1361 Luis Manuel Dias 0 1 Alexander Cardoso 1633
Confesso que não vi muito deste jogo uma vez que o jogo que opunha o Pedro ao Fernando estava muito interessante.
De qualquer forma o que retive foi que, e já na parte final da partida, o rei das brancas (Luís) encontrava-se fora do seu "habitat" natural e demasiado exposto aos ataques contrários. De qualquer forma, não me pareceu que a situação fosse muito crítica já que o bispo fazia muito bem o lugar de um peão em falta. Enganei-me pois o mate veio poucos lances depois.
1628 José Pedro Cachorreiro 0,5 0,5 Fernando Azevedo 0000
Excelente partida. Muito táctica e com boa visão de jogo por parte do Fernando que, ao 21º lance, começou a desferir uma série de ataques ao rei branco apoiado por uma torre, um cavalo e dois bispos com diagonais quase mortais. O Pedro, conforme é seu timbre, defendeu-se muito bem mas o mate das negras era quase certo tamanha a dificuldade por que passavam as brancas.
Após uma troca de peças os jogadores acordaram o empate com claro benefício do Pedro que se encontrava, como disse, numa situação muito comprometedora.
0000José António Pacheco 0,5 0,5 Pedro Guimarães 1650
O António é um bom iniciador e continuador de jogo mas, como ele mesmo diz, fraqueja no final das partidas. Hoje foi mais um "déjà vu".
O encontro esteve sempre empatado até à parte final onde as negras (Pedro Guimarães), mercê das suas posições, talvez tivessem mais hipóteses de promover um peão já que os tinham mais avançados e bem protegidos.
No entanto os oponentes acordaram num empate o que deu ao António o seu primeiro bloco para elo FIDE.
FRANCISCO MATEUS (1876) campeão distrital
Francisco Mateus (1876) da Academia de Xadrez de Gaia foi o grande vencedor do campeonato distrital individual com 6,5 pts destronando, assim, Jorge Ferreira (2186) do GD Dias Ferreira relegado para a segunda posição com 6 pts. Na terceira posição ficou Daniel Quintã (2063) do mesmo clube e o melhor de um trio com 5 pts.
Realce ainda para o facto da Academia de Xadrez de Gaia ter conseguido 4 das 7 posições cimeiras.
Foto : Site AXP
No que concerne aos nossos jogadores, a classificação final foi a seguinte :
22º - José Pedro Cachorreiro - 3 pts (1 bloco para elo FIDE)
23º - Fernando Jorge Azevedo - 3 pts (1 bloco para elo FIDE)
28º - Luís Manuel Dias - 2,5 pts
32º - José António Pacheco - 1,5 pts (1 bloco para elo FIDE)
Classificação geral em :
http://www.axp.pt/campeonatos_distritais/distr_individual_2009_final/distindivfin_2009_clas
Os resultados gerais da ronda podem ser consultados em baixo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário