terça-feira, 26 de maio de 2009

Desporto Escolar - Campeonatos Nacionais de Xadrez 2009

As provas individuais e por equipas decorreram em Setúbal, na Escola D. João II, nos dias 22 e 23 de Maio. As individuais em oito sessões de partidas rápidas, ao ritmo de 10 minutos por jogador para finalizar a partida.
Estiveram representadas três regiões : Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo. A competição colectiva teve lugar na tarde do dia 23 e constou de 6 sessões no mesmo sistema de tempo. O regime individual absoluto contou com cinquenta e nove jogadores e, nos doze primeiros classificados, ficaram nove da Região Norte. O vencedor foi Jorge Viterbo, da EB de Paranhos, Porto, seguido de Luís Silva e João Pedro Ribeiro, ambos de Vale de S. Cosme, Vila Nova de Famalicão. Em femininos a vencedora foi Margarida Rodrigues, da Escola A Sidónio, de Caminha, seguida de Diana Martins, de Oeiras e Carla Manuela Barbosa, da Escola D. Dinis, de Santo Tirso.
Será ainda de destacar a participação de Luís Dias, da Escola S. Rosendo, Santo Tirso e jogador do NXST, que se classificou em 36º lugar, contudo, um pouco aquém das suas possibilidades. A Região Norte venceu não só a competição individual como a colectiva, o que foi designado por muitos, como o reflexo do bom trabalho que se tem feito nesta região em prol da modalidade.
Os alunos de Santo Tirso foram acompanhados pelo professor Ricardo Amaral, da escola de S. Rosendo, que foi também responsável, juntamente com o professor Mário Oliveira, da Escola de Vale de S. Cosme, pelo acompanhamento de todos os alunos (vinte) da região Norte.
Fotos : Ricardo Amaral

Sem comentários: