sábado, 31 de dezembro de 2016

A Direção do NXST deseja a todos um 



sábado, 24 de dezembro de 2016

Feliz Natal

A Direção do Núcleo de Xadrez de Santo Tirso, deseja a todos os sócios, familiares e amigos, bem como a todos os jogadores de xadrez e visitantes desta página, um 
Feliz Natal !

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Jantar de Reis

O NXST vai realizar o seu Jantar de Reis no próximo dia 6 de janeiro, sexta-feira, num restaurante a decidir pelos participantes.
Solicita-se aos interessados que sugiram locais e, se possível, ementas/preços, até ao final do ano, podendo esta informação ser comunicada para o e-mail do clube.
No início de janeiro será indicado qual o local selecionado e serão abertas as inscrições.


quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Decoração de Natal na sede

Estão já afixadas as letras "Boas Festas" e a iluminação fica ligada automaticamente entre as 17:20 e as 02 horas do dia seguinte.
A iluminação de Natal no NXST é, para já, a mais apelativa do Cento Comercial Carneiro Pacheco, vista do exterior.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

X "Natal Conde de São Bento" - Vitória de Duarte Nuno Duarte

O Núcleo de Xadrez de Santo Tirso organizou, no passado dia 11 de dezembro, o seu décimo torneio “Natal Conde de São Bento”, que, pode-se dizer, é a festa do xadrez em Santo Tirso, por ser o acontecimento mais importante e que envolve mais meios.
Participaram nesta edição cerca de setenta pessoas, cinquenta e seis das quais jogadores de várias idades, com destaque para a muita juventude presente oriunda de escolas e clubes de xadrez do Porto, V. N. Gaia, Matosinhos, Maia, Guimarães e Santo Tirso, acompanhadas pelos respetivos familiares.
Não faltou a salutar competição e a meio do torneio, um reconfortante lanche, para encarar as decisões finais com outra disposição.
Foi uma tarde de domingo bem passada, com o tempo exterior a ajudar e o torneio terminou no horário previsto, com a vitória de Duarte Duarte, do Amanhã da Criança, contando por vitórias os sete jogos realizados, seguido por Orlando Ribeiro, do C. X. E.B. 2, 3 João de Meira, com 6 pontos e a finalizar o podium Samir Abdellatif, jogador egípcio radicado em Santo Tirso, com 5,5.
Entre os jogadores do NXST melhores classificados tivemos Fernando Azevedo e Luís Dias, ambos com 5 pontos.
O NXST agradece a colaboração da Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento, Pantir, Medsky, e Câmara Municipal de Santo Tirso, por todo o apoio prestado na realização deste evento.

Resultados no Chess results
















sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

X Torneio de Xadrez "Natal Conde de São Bento" - 11 de dezembro

X Torneio de Xadrez 
“Natal Conde de São Bento”




Regulamento

Organização, data e local

O torneio aberto de xadrez de partidas rápidas, organizado pelo Núcleo de Xadrez de Santo Tirso, com a colaboração da Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, realizar-se-á no dia 11 de dezembro de 2016, domingo, nas instalações desta escola, em Santo Tirso.
Tem por objetivo o convivio em torno do xadrez, num ambiente natalício e agradável da Escola Agrícola.

Realiza-se em sistema suíço de 7 sessões, com um ritmo de jogo de 10 minutos para cada jogador terminar a partida. Um jogador será eliminado após a primeira falta de comparência, cuja justificação seja indeferida pela Direção da prova.
O horário das sessões é o seguinte:

14.15 h. – Receção e confirmação das inscrições
14.30 h. – 1ª sessão
Seguem-se as restantes 6 sessões, com um intervalo para lanche pelas 17 horas.
18.30 h. – Entrega dos prémios


No final do torneio serão distribuídos troféus aos três primeiros classificados da Classificação Geral e ao primeiro de cada escalão, de sub 10 a sub 18. Todos os participantes receberão uma lembrança pela participação neste torneio.
Será sorteado uma prenda de Natal por todos os jogadores presentes no final da cerimónia de encerramento, tendo em conta a ordem da classificação final.

Participantes e inscrições

Destina-se a jogadores federados e não federados, residentes ou não no concelho de Santo Tirso e de todas as idades.

A taxa de inscrição é de 2 € para seniores e veteranos e 1 € para os restantes.
As inscrições deverão ser enviadas para Pedro Areal - e-mail “pareal@gmail.com” até às 17 horas do dia 09 de dezembro. A partir desta data e hora o preço da inscrição será agravado para o dobro.
Cada jogador deverá indicar o nome completo, data de nascimento, clube a que pertence, nº FPX e nº FIDE, e Elo de semirrápidas, se tiver.


A inscrição e participação no torneio significa a aceitação do presente regulamento.
Será utilizado o programa Swiss-Manager de emparceiramento.
Tudo o que nele é omisso será resolvido pela Direção de Arbitragem da prova, suportada por Pedro Areal, sócio do Sport Musas e Benfica, tendo em conta os regulamentos e as regras da FIDE e FPX, não havendo, portanto, recurso das suas decisões.
Para qualquer esclarecimento ou informação deve contactar-se o endereço do NXST ou através dos números de telemóvel: 91 768 75 63 (Ricardo Amaral) ou 96 890 61 25 (Rui Ferreira).

Acompanhe o torneio no chess results

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Campeonato Distrital por Equipas - 2017

Estão abertas as inscrições, até ao dia 7 de dezembro,  para o Campeonato Distrital por Equipas - 2017.





1CONDIÇÕES GERAIS DE ORGANIZAÇÃO E DE PARTICIPAÇÃO
1.1. O Campeonato Distrital do Porto por Equipas é organizado sob a responsabilidade da AXP – Associação de Xadrez do Porto. Têm direito a participar nesta prova todos os clubes nela filiados, com o número de equipas que pretenderem, desde que excluídos os jogadores que participarem em representação dos mesmos clubes nos Campeonatos Nacionais por Equipas na mesma época.
2 - INSCRIÇÕES
2.1. As equipas com direito a participar no Campeonato, terão que confirmar a sua inscrição até ao dia 7 de dezembro de 2016, pelas 23:00 horas, por correio eletrónico para geral.axp@gmail.com, utilizando o formulário publicado pela AXP para inscrição nas provas por si organizadas.
2.2. A lista completa e ordenada dos jogadores participantes, elaborada nos termos do Regulamento de Competições da FPX, terá que acompanhar a referida inscrição, terminando igualmente nessa data a filiação dos jogadores que ainda o não fizeram.
2.3. Cada equipa terá de ser constituída por no máximo 25 jogadores.
3 SISTEMA DE JOGO, CALENDÁRIO E HORÁRIO DAS SESSÕES
3.1. O Campeonato será organizado numa só fase com 6 rondas em sistema suíço. Caso o número total de equipas for igual ou menor que 7, jogar-se-á em sistema de todas contra todas.
3.2. As sessões realizar-se-ão em casa do clube que no sorteio for indicado em 1º lugar, que jogará de brancas, segundo o calendário seguinte:
1ª Jornada – 10/12/2016 - 15:00h
2ª Jornada – 07/01/2017 - 15:00h
3ª Jornada – 18/02/2017 - 15:00h
4ª Jornada – 04/03/2017 - 15:00h
5ª Jornada – 01/04/2017 - 15:00h
6ª Jornada – 02/04/2017 - 15:00h
3.3. Os boletins de encontro deverão ser enviados à AXP até 48 horas após a realização do encontro. A comunicação dos resultados dos jogos deve ser efetuada no próprio dia em que se realizam. Eventuais alterações na data ou no horário de encontro deverão ser comunicadas à AXP antes da data e hora para que estava marcado.
3.4. O emparceiramento dos jogos será efetuado no dia 8 de dezembro de 2016, pelas 21:00 horas, e o calendário para toda a prova será de imediato divulgado (caso seja em sistema todas contra todas).
4INÍCIO, RITMO E REGRAS ESPECIAIS DE JOGO
4.1. As partidas serão disputadas ao ritmo de 1:30 horas por jogador, acrescidos de 30 segundos por lance, caso a equipa que joga em casa disponha de 4 relógios digitais; sendo jogadas com relógios analógicos, o ritmo deverá ser de 2:00 horas KO por jogador.
4.2. O tempo de espera mínimo para que cada jogador dê início à sua partida é de 30 minutos, após o que poderá ser-lhe averbada derrota por falta de comparência; nenhum encontro pode começar sem que seja iniciado com pelo menos 2 jogadores de cada equipa; caso uma das equipas se apresente com pelo menos esse número mínimo, será dado início à contagem do tempo nos 4 relógios para a equipa adversária.
4.3. Não é permitido acordo de empate entre jogadores antes de 30 lances efetuados na respetiva partida, sem autorização do árbitro do encontro.
4.4. É obrigatória a anotação das partidas e o envio de cópias das mesmas para a AXP, anexas ao boletim de jogo, por parte de ambas as equipas que participem em cada encontro, caso a Direção de Prova o solicite.
5SISTEMA DE DESEMPATE
5.1. Em caso de igualdade pontual entre duas ou mais equipas, serão aplicados os critérios de desempate previstos no Regulamento das Competições da FPX, de que se transcrevem nos pontos seguintes os aspetos fundamentais, com as adaptações indicadas no ponto 5.3.
5.2. A classificação final é determinada pela soma dos pontos obtidos por cada equipa, atribuídos do seguinte modo em cada encontro: • 3 pontos pela vitória (resultados 4-0, 3½-½, 3-1 e 2½-½); • 2 pontos pelo empate (resultado 2-2); • 1 ponto pela derrota (0-4, ½-3½, 1-3, 1½-2½); • 0 pontos por falta de comparência.
5.3. Se duas ou mais equipas obtiverem o mesmo número de pontos, e permanecerem empatadas após a aplicação dos pontos anteriores, a respetiva classificação final será determinada por aplicação sucessiva dos seguintes critérios:
a) Resultado entre as equipas empatadas, desde que tenham jogado entre si;
b) Pontos de tabuleiro;
c) Buchholz corrigido [37] (1,0,N,N,0,N);
d) Buchholz completo [37] (0,0,N,N,0,N);
e) Sonneborn-Berger [35] (0,0,N,N,0,N,N);
f) Sorteio, se outro não for o critério determinado pelo regulamento da competição.
6 DIREÇÃO E ARBITRAGEM
6.1. A Direção da prova e coordenação da arbitragem serão asseguradas pela Direção da AXP, ouvido o Conselho Distrital de Arbitragem.
6.2. Cabe ao clube visitado assegurar a arbitragem de cada encontro podendo esta ser feita por um delegado do clube.
6.3. Os casos omissos serão resolvidos pela arbitragem e pela direção da prova, na observação do Regulamento de Competições da FPX e das Regras do Jogo da FIDE.