domingo, 31 de maio de 2009

Distrital Equipas Fase Final - 4ª jornada

Na visita à sala do Moto Clube do Porto/ALPI, onde a nossa equipa A defrontou a B local, o resultado final do jogo traduziu-se por uma derrota da nossa equipa por 3-1.
Apesar de à partida o favoritismo pertencer à equipa da casa, durante os jogos houve algum equilibrio, especialmente nas mesas 2 e 3, no entanto e sabendo que o empate não era um mau resultado, acabámos por perder, estando agora dependente de terceiros para a subida de divisão, mesmo vencendo o próximo jogo em casa, o último da época.
Eis os parciais do jogo:
Ricardo Cardoso(1-0)Ricardo Amaral
João Vasco Vicente(1-0)Mário Jorge Amaral
Carlos Galvão Braga(0-1)José Pedro Cachorreiro
Nuno Messeder Ferreira(1-0)José António Pacheco

Outros resultados:
Moto Clube do Porto/ALPI"D"(1½-2½)Grupo de Xadrez do Porto"D"
Atlético Clube Alfenense(½-3½)Grupo Desportivo Dias Ferreira"G"

Após a 4ª jornada está assim a classificação:
(Jogos Vitórias Empates Derrotas Pontos)
Grupo Desportivo Dias Ferreira(G) - 4 3 1 0 11
Moto Clube do Porto/ALPI(B) - 4 3 1 0 11
Grupo de Xadrez do Porto(D) - 4 1 2 1 8
Núcleo de Xadrez de Santo Tirso(A) - 4 1 1 2 7
Moto Clube do Porto/ALPI(D) - 4 1 0 3 6
Atlético Clube Alfenense - 4 0 1 3 5

A última jornada realiza-se no dia 6 de Junho, às 15 horas, e tem os seguintes jogos:

Grupo Desportivo Dias Ferreira(G) - Moto Clube do Porto/ALPI(B)
Grupo de Xadrez do Porto(D) - Atlético Clube Alfenense
NXST(A) - Moto Clube do Porto/ALPI(D)

sábado, 30 de maio de 2009

III Torneio Aberto da Fontes

No dia 30 de Maio, durante a manhã nas instalações da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, decorreu o III Torneio Aberto de Xadrez da Fontes, prova de semi-rápidas organizado pela Escola e aberto a toda a comunidade, escolar e não escolar, no qual participaram 74 jogadores de 13 clubes.
O nosso clube esteve representado por Jorge Dias (18º), Luís Dias (23º), Rui Sérgio Ferreira (27º) e Rui Pedro Gonçalves (29º), cada um deles com 3 pontos em 5 rondas realizadas.
Pode-se dizer que a nossa participação foi positiva, os nossos jogadores cumpriram com o objectivo que era o de ficar na primeira metade da tabela classificativa e por equipas o NXST terminou em 5º lugar.
No pódium em 1º lugar ficou Emanuel Sousa, do Moto C Porto/ALPI, em 2º Nuno Sousa de "O Amanhã da Criança" e em 3º Rui Mendes, do Grupo de Xadrez do Porto.
Todos os detalhes em http://www.axp.pt/torneios_rapidas/2009/Fontes_2009_class

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Na Rep. Checa : Navara 2,5 - 5,5 Ivanchuk (Final)

No último dia do torneio, Ivanchuk selou a sua vitória com uma vitória e um empate, vencendo o troféu com o "score" de 5,5 contra 2,5 do seu opositor.
O primeiro jogo terminou empatado mas, no segundo, o ucraniano venceu. Os jogos estão disponíveis em directo através do site http://www.playchess.com/.
Ambos têm elos algo semelhantes (2746 contra 2654) e, embora se trate de partidas rápidas, em que um pequeno erro se torna mais difícil de corrigir, os jogos deverão ser algo equilibrados.
Ivanchuck tem vindo a participar sem pausas em torneios de "top" desde há já alguns meses.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Desporto Escolar - Campeonatos Nacionais de Xadrez 2009

As provas individuais e por equipas decorreram em Setúbal, na Escola D. João II, nos dias 22 e 23 de Maio. As individuais em oito sessões de partidas rápidas, ao ritmo de 10 minutos por jogador para finalizar a partida.
Estiveram representadas três regiões : Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo. A competição colectiva teve lugar na tarde do dia 23 e constou de 6 sessões no mesmo sistema de tempo. O regime individual absoluto contou com cinquenta e nove jogadores e, nos doze primeiros classificados, ficaram nove da Região Norte. O vencedor foi Jorge Viterbo, da EB de Paranhos, Porto, seguido de Luís Silva e João Pedro Ribeiro, ambos de Vale de S. Cosme, Vila Nova de Famalicão. Em femininos a vencedora foi Margarida Rodrigues, da Escola A Sidónio, de Caminha, seguida de Diana Martins, de Oeiras e Carla Manuela Barbosa, da Escola D. Dinis, de Santo Tirso.
Será ainda de destacar a participação de Luís Dias, da Escola S. Rosendo, Santo Tirso e jogador do NXST, que se classificou em 36º lugar, contudo, um pouco aquém das suas possibilidades. A Região Norte venceu não só a competição individual como a colectiva, o que foi designado por muitos, como o reflexo do bom trabalho que se tem feito nesta região em prol da modalidade.
Os alunos de Santo Tirso foram acompanhados pelo professor Ricardo Amaral, da escola de S. Rosendo, que foi também responsável, juntamente com o professor Mário Oliveira, da Escola de Vale de S. Cosme, pelo acompanhamento de todos os alunos (vinte) da região Norte.
Fotos : Ricardo Amaral

Distrital Individual - Fase Final

É já conhecido o palco da fase final do campeonato distrital individual.
O nosso clube apurou José Pedro Cachorreiro, 1º classificado na Preliminar A e José António Pacheco, 2º classificado na Preliminar F, que estarão presentes na Final, em que participam 35 jogadores, apurados nas onze preliminares efectuadas, e o campeão em título JORGE JOÃO FERREIRA. Será jogada em sistema suíço de 7 jornadas, no Museu do Vinho do Porto, na Rua de Monchique, 52 -
- Porto, entre 15 de Junho e 1 de Julho de 2009.
Numa informação de última hora, foi colocada a hipótese de outro nosso jogador se-lhes juntar na participação nesta fase final, uma vez que o 3º classificado da Preliminar A, IV "A Arte da Guerra", não poderá realizar os jogos por motivos pessoais. Assim sendo, o nosso terceiro jogador representante será o 5º classificado da Preliminar A, Fernando Azevedo, uma vez que o 4º classificado, devido a compromissos assumidos, não poderá estar presente.
Os jogos, sempre às 20.30 horas, serão realizados nos dias 15, 17, 19, 22, 25, 29 de Junho e 1 de Julho
Desejamos bons jogos aos nossos representantes.

domingo, 24 de maio de 2009

Fase final do distrital por equipas - Vitória importante!


===1,5 - 2,5

==================

==========================
A equipa do NXST logrou levar de vencida a congénere do Grupo de Xadrez do Porto em jogo realizado ontem e a contar para a fase final do distrital por equipas.

Os jogos foram intensos e demorados mas, no final, a vitória sorriu-nos. Dado que era um jogo muito importante para as nossas aspirações, regressamos duplamente satisfeitos.

Pelas nossas cores jogaram :
Alexandre Castro França 0 - 1 Fernando Azevedo
José M. Costa 0,5 - 0,5 José Pedro Cachorreiro
José Manuel Lopes 0 - 1 Rui Miranda
Augusto Moura Pires 1 - 0 José António Pacheco

Foto cedida por Afonso Duarte / Moto Clube do Porto / Alpi

Os outros dois jogos tiveram os seguintes resultados :
Grupo D. Dias Ferreira "G"4 - 0 MCP / Alpi "D"
Atl. Clube Alfenense 0 - 4 MCP / Alpi "B"

CLASSIFICAÇÃO
==============
1º GDD Ferreira 3 jogos, 2 vitórias, 1 empate, 0 derrotas e 8 pontos
2º MCP / Alpi "B" 3J, 2V, 1E, 0D, 8 pontos
3º NXST "A" 3J,1V, 1E, 1D, 6 pontos
4º GX Porto "D", 3J, 0V, 2E, 1D, 5 pontos
5º MCP / Alpi "D" 3J, 1V, 0E, 2D, 5 pontos
6º AC Alfenense 3J, 0V, 1E, 2D, 4 pontos

sexta-feira, 22 de maio de 2009

A propósito do Buchholz

Sempre ouvimos falar e com muita frequência do método de desempate utilizado nos vários torneios em que temos participado, o Buchholz, mas alguém de nós saberá o seu significado ?
Uma das maiores curiosidades em termos de arbitragem nos últimos tempos tem andado à volta do Buchholz, daí que nos pareça interessante esclarecer alguns aspectos a este respeito.
A primeira questão tem a ver com a própria definição de Buchholz. Com efeito, habitualmente entende-se Buchholz como a soma da pontuação dos adversários, um conceito introduzido pela FIDE, mas que não corresponde à definição exacta de Buchholz, mas sim a um outro sistema de desempate, que os mais antigos ouviram falar que é o Solkoff, inventado pelo norte-americano Ephraim Solkoff em 1949.
O Buchholz foi inventado pelo alemão Bruno Buchholz, e terá sido aplicado pela primeira vez em 1932. A sua discrição, tanto quanto pudemos apurar, foi publicada pela primeira vez no Ranneforths Schachkalendar de 1933. De acordo com a definição do sistema (que pode ser encontrada, por exemplo no The Oxford Companion to Chess ou no Larousse du Jeu D'Echecs), o Buchholz corresponde à multiplicação da pontuação de um jogador, pela soma das pontuações dos seus adversários.
Por razões que a razão deconhece a FIDE adoptou a terminologia Buchholz para o Solkoff, o que pode originar alguma confusão a quem vá jogar, por exemplo, torneios a França ou ao Reino Unido, onde permanece a terminologia original.
Surgiram adaptações do Solkoff/Buchholz, o mais conhecido é o sistema Harkness, proposto pelo norte-americano Kenneth Harkness, segundo o qual se devia calcular uma mediana do Buchholz. Assim num torneio suiço com menos de 7 sessões, devem ser retirados o melhor e o pior resultado dos adversários, de 8 a 12, os 2 melhores e os 2 piores, mais de 13 rondas, os 3 melhores e os 3 piores.
Isto decorria do facto de ser comum nos torneios de sistema suiço haver partidas não jogadas, por faltas nas primeiras sessões, abandonos ou "bye". Pouco depois, talvez o próprio Harkness (era um organizador muito empenhado, que inclusivamente inventou um sistema de ranking, que foi adoptado pela federação norte-americana entre 1950-1960 - antes do Elo), verificou que tal não era suficiente, introduzindo a noção de Solkoff/Buchholz corrigido, no sentido de ajustar o resultado do Solkoff/Buchholz, de forma a o tornar mais justo. Houve várias versões desta "correcção", causando alguns diferendos, que seriam resolvidos quando em 1989 a FIDE tomou a decisão de definir o segundo factor de correcção: por cada partida não jogada, cada adversário marca meio-ponto, para efeitos do Buchholz. Isto significa, por exemplo, que um jogador ALPHA, que faltou à primeira sessão e desistiu de um torneio de suiço com 7 sessões, para efeitos do Buchholz corrigido, conta como tendo obtido um "score" de 3,5 pontos.
Além do sistema Harkness, há ainda dois outros sistemas que podem ser usados com base no Solkoff/Buchholz: O Sistema Brasileiro, em que apenas se retiram os piores resultados, nas mesmas proporções do Harkness, e o Sistema Jugoslavo, em que apenas se têm em conta os resultados corrigidos dos adversários que tenham realizado pelo menos 50% dos pontos do torneio.
Os sistemas do tipo Harkness, Brasileiro, e Jugoslavo, são geralmente referidos como derivações da mediana do Solkoff/Buchholz, na acepção matemática do termo.
Refira-se ainda que desde 1990 a FIDE passou a recomendar outros sistemas de desempate para torneios suiços, designadamente a soma do rating dos adversários (em torneios onde toda a gente tenha elo) e o progressivo (que os franceses chamam, com mais propriedade de acumulativo, dado corresponder à soma do total de pontos obtidos, ronda por ronda, subtraindo os pontos obtidos em partidas não jogadas), deixando cair o sistema Solkoff/Buchholz.
Em termos de aplicações informáticas, os dois programas de emparceiramento mais comuns em Portugal, Protos e Swiss Perfect, permitem algumas variações do Solkoff/Buchholz. O Protos tem várias versões pré-programadas, sendo limitado a essas opções, o Swiss Perfect permite definir como se quer usar o Solkoff/Buchholz, possibilitando qualquer tipo de mediana. Nenhum dos dois admite o sistema Jugoslavo.

Luís Costa

terça-feira, 19 de maio de 2009

Distrital por equipas - Fase final (jogo em atraso)

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAInês Messeder Ferreira 1-0
D Marta Sofia Alves 0-1
>>Diana Sofia Nogueira 1-0
>>Cláudia Filipa Alves 0,5-0,5
>>>>>>>>>>2,5

António Pintor 0-1
Hugo Soares 1-0
António Bastos Pintor 0-1
José Bastos Pintor 0,5-0,5
1,5

Teve lugar ontem o jogo em atraso da segunda jornada da fase final do distrital do Porto, tendo-se registado uma vitória do clube portuense sobre o clube de Alfena.
A formação vencedora é constituída unicamente por elementos femininos jovens mas já com alguma experiência competitiva.
Com esta vitória, o MCP/Alpi D segue no 4º lugar empatado com o Grupo de Xadrez do Porto D com 4 pontos. A liderar a competição juntamente com a equipa matosinhense do G. D. Dias Ferreira G, está a outra fomação do MCP/Alpi, ambas com 5 pontos. A fechar a tabela, Atlético Clube Alfenense e NXST A com 3 pontos conquistados.

domingo, 17 de maio de 2009

José António Pacheco é o caracol do NXST na fase final

Terminou ontem o Torneio O Caracol na Ponte - Preliminar F do Campeonato Distrital Individual de 2009 - que decorreu entre 14 de Fevereiro e 16 de Maio na escola da Ponte, em Vila das Aves, contando com 20 inscritos. Na 7ª jornada, a última, JEAN-JACQUES DA COSTA, do Pontex, e JOSÉ ANTÓNIO PACHECO, do NX de Santo Tirso, primeiro e segundo da classificação, ao vencerem os seus jogos obtiveram, simultâneamente, o direito a participar na final.
Classificação geral :
1º Jean-Jacques da Costa / Pontex e 6 pts
2º José António Pacheco / NXST e 6 pts
3º Rui Miranda / NXST e 5 pts
.....
5º Ricardo Amaral / NXST e 4,5 pts
6º Fernando Jorge Azevedo / NXST e 4 pts
.....
10º Luís Dias / NXST e 3 pts
11º Jorge Dias / NXST e 3 pts
......
15º Hugo Moreira / NXST e 2,5 pts (c/ 2 f.c.)
Aos apurados, especialmente ao António, endereçamos os parabéns pelo brilhante desempenho no torneio e desejamos as maiores felicidades para a fase final.

sábado, 16 de maio de 2009

Fase final por equipas - Jornada sem surpresa














Teve lugar hoje, sábado, a 2ª jornada da fase final do campeonato distrital por equipas, tendo o Núcleo recebido na sua sede a formação do G. D. Dias Ferreira G que é, por muitos, considerada a mais séria candidata ao título. Dada a mais valia dos forasteiros, averbamos uma derrota esperada por 0,5-3,5. Contudo e com a excepção do primeiro tabuleiro, todos os outros jogos tiveram uma duração superior a 3 horas pela boa réplica imposta pelos nossos jogadores.
Eis os resultados por tabuleiros :
NXST "A" 0,5 - 3,5 G. D. Dias Ferreira "G"
Mário Amaral 0 - 1 Paulo Teles
Fernando Azevedo 0 - 1 Júlio Vaz
Rui Miranda 0,5 - 0,5 Eduardo Santos
António Pacheco 0 - 1 Pedro Alexandre Marques
Outros resultados :
G. X. do Porto "D" 2 - 2 Moto Clube do Porto/Alpi "B"
Alexandre França 0 - 1 Carlos Braga
José Costa 0,5 - 0,5 Nuno Messeder Ferreira
José Lopes 0,5 - 0,5 António Matos
Fernando Carvalho 1 - 0 Juliana Chiu

Moto Clube do Porto/Alpi "D" - Atl. Clube Alfenense, adiado para 2ª feira

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Fase final do distrital começa amanhã

terça-feira, 12 de maio de 2009

Fase Final já tem calendário

A fase final do distrital de equipas já está calendarizada. A primeira jornada da derradeira etapa está também completa uma vez que os resultados da fase de séries transitaram para esta. Assim, as duas formações de cada grupo que se apuraram, não se voltarão a defrontar contando aquele resultados para o início da competição.
Neste próximo sábado, dia 16 e para a segunda jornada, o NXST receberá a formação matosinhense do G. D. Dias Ferreira, considerada a mais forte de todas que disputam o título distrital.

Resultados da 1ª jornada (fase de séries) :
M. C. do Porto/ALPI D ½ - 3½ M. C. do Porto/ALPI B
Atl. Clube Alfenense 2 - 2 N, de X. de Sto Tirso A
G. Desp. Dias Ferreira G 2 - 2 G. de Xadrez do Porto D

Classificação após a 1ª jornada : Pts
1º Moto Clube do Porto / Alpi B.... 3
2º Atlético Clube Alfenense ........ 2
2º Grupo D. Dias Ferreira .......... 2
2º Grupo de Xadrez do Porto D .... 2
2º NXST A ............................ 2
6º Moto Clube do Porto / Alpi D ... 1

domingo, 10 de maio de 2009

Distrital por equipas - NXST "A" vence o grupo e apura-se para a fase final


A equipa do NXST "A" ao empatar em casa do Atlético Clube Alfenense por 2-2, logrou vencer o seu grupo e, assim, apurar-se para a fase final.
A equipa do NXST "B" a cumprir unicamente calendário uma vez que já se encontrava afastada do apuramento, perdeu com o Futebol Clube Amial-Regado por 1,5-2,5, classificando-se em 5º lugar no mesmo grupo.

Atlético Clube Alfenense 2 : 2 NXST "A"
António Pintor (1-0) Mário Jorge Amaral
Hugo Soares (1-0) Fernando Jorge Azevedo
António Bastos Pintor (0-1) José Pedro Cachorreiro
José Bastos Pintor (0-1) Rui Manuel Miranda

NXST "B" 1,5 : 2,5 Futebol Clube Amial-Regado
Jorge Miguel Dias (1-0) Manuel Dias Fernandes
Hugo Moreira (0-1) Jorge Manuel Macedo
Luís Manuel Dias (½-½) Vitor André Teixeira
Andreia Moreira (F.C.-1) Rui Didimo Peixoto

Estão apuradas para a final, as seguintes equipas :

> NXST "A"
> Atlético Clube Alfenense
> Moto Clube do Porto / Alpi B
> Moto Clube do Porto / Alpi D

Eis os resultados gerais e respectiva classificação final da primeira fase da competição :


quinta-feira, 7 de maio de 2009

Campeonato Distrital Equipas - 7ª jornada

A última jornada da fase de apuramento para o distrital por equipas, está marcada para este sábado quando forem 15 horas.
A nossa equipa "A" desloca-se à sala do actual 2º classificado, o Atlético Clube Alfenense e espera-a um jogo difícil, pois em causa está o "passaporte" para a fase final. O empate serve para a nossa qualificação, no entanto o objectivo é ganhar.
Já a nossa equipa "B" recebe, na sede, o Futebol Clube Amial-
-Regado, num jogo em que nada se decide, o interesse reside apenas na tentativa da obtenção da melhor classificação possível.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Clube de Xadrez da Escola EB 2,3 João de Meira - VI Torneio Aberto Sub-20 e I Torneio Sénior

Com a participação de 81 jogadores de 15 clubes, decorreu em Guimarães, no passado dia 16 de Maio o VI Torneio Aberto Sub-20 e I Torneio Sénior, organizado pelo Clube de Xadrez da Escola E. B. 2, 3 João de Meira.
O NXST esteve representado por apenas 3 jogadores e no torneio sub 20, uma vez que os nossos restantes jogadores na sua maioria ia estar envolvido na tarde desse dia no campeonato distrital por equipas, pelo que no escalão sénior não houve representantes do nosso clube.
De qualquer forma, apraz-nos registar o 5º lugar no escalão sub 14 do Rui Pedro (29º na geral), o 25º lugar do Jorge Dias e o não menos desprestigiante 34º do Hugo Moreira, sem dúvida mais uma boa participação dos nossos jogadores em torneios onde aparecem jogadores com outros argumentos.
Classificação final por equipas:
Lugar Clube Pontos
1 Núcleo Xadrez Vale S.Cosme DIDÁXIS 26
2 Escola João de Meira 24.5
3 MOTO Clube Porto/ALPI 20
4 Grupo Xadrez Escola da Boa Nova 19
5 Grupo Desportivo Dias Ferreira 18.5
6 Amiguinhos Museu Alberto Sampaio 18
7 Clube Campismo e Caravanismo de Barcelos 16.5
8 Grupo Xadrez Vila Pouca 16
9 Núcleo Xadrez Santo Tirso 13.5
10 Operário Futebol Clube 11
11 Clube Xadrez Escola Leonardo Da Vinci 7.5
12 E. B. 2,3 Moreira de Cónegos 4.5
13 Os Galitos 4
14 Colégio Português 4
15 Associação Académica de Coimbra 3